” Ogum o Guerreiro que abre todos os caminhos”
Na África Ogum é o Deus do ferro, a divindade que brande a espada e forja o ferro, transformando-o no instrumento de luta. Assim, seu poder vai-se expandindo para além da luta, sendo o padroeiro de todos os que manejam o ferro: ferreiros, soldados, etc…
É por extensão o orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia. É o símbolo do trabalho, da atividade criadora do homem sobre a natureza, da produção e da expansão.
Tem junto com Exú posição de destaque logo no início do ritual.
Tal como Exú, Ogum também gosta de vir à frente.
Foi uma das primeiras figuras do candomblé incorporada por outros cultos, notadamente pela umbanda, onde é muito popular.
É sincretizado comumente com São Jorge ou Santo Antônio, tradicionais guerreiros dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa.
Sua cor é o azul-índigo ou o azul mais brilhante que o aço assume no momento imediatamente posterior a forja. Na base simplificada de três cores básicas que formam o panteão do candomblé (branco, vermelho e preto), o azul é considerado tão somente uma variação do preto.
Sua saudação é um grito de guerra: Ogunhê!!!
Dentre os Oguns mais conhecidos podemos citar: Ogum Iara, Ogum Megê, Ogum Beira Mar, Ogum Sete Ondas, Ogum Damasciano, Ogum Xoroquê, Ogum Sete Espadas, Ogum Matinada, Ogum Naruê, Ogum Sete Lanças, Ogum de Ronda entre outros.
Ogum = São Jorge 23 de abril data que é comemorado o dia do Orixá.
Posteriormente iremos contar a lenda completa de Ogum e de todos os Orixás neste blog.
BOM DIA PAI JOSÉ!! GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI SER O DIA DE OBALUAÊ E SUA FESTA NO SEU TERREIRO??
CurtirCurtir
bom dia tudo bem com vc
CurtirCurtir