Vulcão islandês entra em erupção na Islândia.

23 de maio de 2011
O vulcão, que entrou em erupção neste sábado (21), continua expelindo cinzas nesta segunda-feira (23) e o fenômeno já afeta a capital islandesa Reykjavik, a 400 km da cratera. Segundo o jornal The Telegraph, as cinzas chegarão ao leste da Irlanda e ao nordeste da Rússia até o fim do dia.

O espaço aéreo sobre a Islândia – um ponto importante de rotas transatlânticas – e o principal aeroporto do país vão permanecer fechados durante toda esta segunda, já que as condições não melhoraram durante a noite.

Capital Reykjavik já foi afetada e há previsões de que fenômeno chegue à Irlanda e Rússia
As cinzas do vulcão islandês Grimsvötn estão se espalhando em direção ao Reino Unido e devem afetar o espaço britânico nesta terça-feira (24), apontam previsões divulgadas na imprensa local.

No ano passado, a erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull, provocou um caos aéreo durante semanas que colapsou o tráfego internacional de toda a Europa.

Já a última erupção do vulcão Grimsvötn, o mais ativo do país, ocorreu em 2004 e durou poucos dias. Ele fica em uma região despovoada no sul do país, onde há habitantes em um raio de 100 km ao redor da cratera.

Deixe um comentário