Chuva alaga Salvador e vai continuar

A Defesa Civil do Salvador (Codesal) registrou 19 solicitações. Entre elas, desabamento no Engenho Velho da Federação, no Lobato e na Boa Vista do Lobato, além de cinco ameaças de desabamento, entre elas, uma ameaça de desabamento de um muro em Brotas. Foram registradas, também, uma ameaça de deslizamento, no Lobato, e uma árvore caída, na Pituba. As pancadas de chuvas que estão atingindo a capital baiana e grande parte do interior do estado deve continuar no decorrer de toda a semana, é o que informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria,  o tempo nublado com pancadas de chuva em Salvador e em quase todo interior do estado é consequência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começou no fim de semana. A ZCAS é a interação entre uma frente fria e a umidade de convergência que vem da Região Amazônica.

De acordo com a assessoria de comunicação do Inmet, em algumas regiões da Bahia como no “Oeste, Sul e Sudoeste haverá chuva de forma mais intensa. Mas a previsão é que chova em praticamente todo o estado.” A chuva que teve início no fim da manhã desta terça-feira (17) deixou muitos pontos da cidade alagados e causou transtornos aos soteropolitanos. A previsão para os próximos três dias é de chuva. Conforme o Inmet, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas e a temperatura deverá variar entre 24ºC e 30ºC.

Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), os locais em que o trânsito ficou mais caótico foram a Paralela, Rio Vermelho, Vale dos Barris e Dique do Tororó, sentido Bonocô. O cuidado é fundamental para a população durante o período de chuva. Até as 14h da tarde de ontem, 17, o local que mais choveu na capital baiana foi nas imediações do Centro, onde foram registrados 34 milímetros (mm) no pluviômetro do Museu de Arte Sacra.

“Desde o final da semana passada já sabíamos da possibilidade de chuva em Salvador. Por isso, todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil ficaram e permanecem em alerta para atender a demanda com celeridade e minimizar o sofrimento da população”, disse o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho.

No interior do estado também foram registradas pancadas de chuva nesta terça-feira. Em Ilhéus e Itabuna, a quantidade de água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Até o fechamento desta edição não havia maiores danos provocados pelo temporal.

Publicado por terreirorocadeobalue

Pai José filho de Obaluaê, nasceu na Bahia em 08/03/1935 e hoje esta com 76 anos sendo 69 deles de feitura no Santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: